Monday, August 11, 2008

Cicatrização e cuidados de suas tattoos

Tatoo maori

Este texto e mais encontra-se no site:

www.micaeltattoo.com.br


Cicatrização é o processo que o organismo usa para reparar tecidos que sofreram algum tipo de lesão.
A tatuagem causa uma lesão leve em duas camadas da pele: a epiderme e a derme.
Quando o tecido é lesionado ocorre a ruptura de vasos sanguíneos superficiais, levando ao sangramento.

Esses vasos se contraem e o sangue da superfície rapidamente se coagula.
Nos dois primeiros dias, dá-se a fase inflamatória, que é acompanhada de edema, que torna a pele vermelha e caracteriza-se por inchaço local, devido a uma vasodilatação e a migração de leucócitos da corrente sanguínea para o tecido lesado, a fim de absorver partículas estranhas. Por volta do terceiro dia, o coágulo começa a ser substituído por um tecido de granulação, que evolui até o surgimento de novas células epiteliais. A fase do edema ocorre nas primeiras 48 horas após a tatuagem. Após o terceiro dia, inicia-se um depósito do colágeno, substância que permite a união fibrosa dos tecidos. Após duas semanas, a multiplicação das células epiteliais e o acúmulo de colágeno, permitem uma aderência cada vez mais resistente à área tatuada.
A cor avermelhada da tatuagem até então evidente começa a esmaecer, dada a diminuição na quantidade de capilares superficiais. Ao fim do primeiro mês, a área traumatizada já está completamente recoberta por uma camada de tecido epitelial íntegra. Geralmente em trinta dias o aspecto mais superficial da pele já tem o aspecto normal. Na verdade, o processo completo da cicatrização dura mais alguns meses, pois ainda ocorrerá um amadurecimento do tecido epitelial mais profundo.

É importante salientar que todo este processo de cicatrização tem variáveis individuais, que dependem de fatores genéticos e ambientais. A cicatrização de um indivíduo não pode ser comparada com a de outro, e até na mesma pessoa, uma zona do corpo tem características diferentes de outras.

Outro fator importante é que a cicatrização é um fenômeno biológico que tem peculiaridades que independem do tratamento. Mesmo uma tatuagem adequadamente tratada pode ter uma evolução desfavorável e resultar numa má cicatrização e consequentemente um resultado final indesejável. É através da corrente sanguínea que ocorre o transporte de todos os suprimentos necessários para a cicatrização das lesões.

Assim, mesmo tendo o próprio organismo como aliado na recomposição de tecidos lesados, fatores biológicos podem atrapalhar o processo cicatricial: pessoas com problemas de circulação têm maior lentidão na cicatrização, bem como diabéticos, pessoas que sofrem de pressão alta, fumantes, obesos e desnutridos. O ciclo normal de cicatrização de uma tatuagem é de aproximadamente trinta dias, porém, esses problemas podem retardar o processo.

Outro fator que dificulta a cicatrização é a presença de infecção no local tatuado: toda vez que houver a invasão de microorganismo patogênico que gere doenças, como bactérias, por exemplo, todo o processo de restauração ficará prejudicado.

A localização da tatuagem também pode comprometer a cicatrização. Se a tatuagem estiver em uma área de articulação ou atrito constante, por exemplo, haverá maior dificuldade no processo de restauração, uma vez que, a cada movimento, as células jovens que acabaram de se formar poderão ser lesionadas novamente.

Quanto mais extensa a tatuagem, maior é a energia usada pelo organismo para a restauração do local e, conseqüentemente, o corpo despende mais tempo para a restauração total. O mais importante é manter o local limpo, hidratado e protegido. Evitar o sol também é fundamental. Banhos de piscina devem ser evitados, devido ao poder alvejante do cloro, já o mar pode trazer infecções por bactérias desconhecidas.
Para fazer a assepsia deve-se lavar o local com um sabonete apropriado, enxugar delicadamente, e logo após aplicar um creme rico em substâncias hidratantes, que favoreçam a cicatrização do local.

Durantes as primeiras 48 horas após a aplicação da tatuagem, o corpo pode expelir até 40% dos pigmentos injetados. Por isso é importante utilizar o filme de PVC que não deixa o excesso de tinta secar formando cascas grossas, levando a uma maior perda de pigmento.

O curativo deve ser trocado a cada 4 horas, e a assepsia deve ser feita novamente a cada troca. As células da pele se restauram sem ressecar e sem formar a casca para então criar um novo tecido. Manter uma tatuagem coberta com um curativo até que ela esteja curada previne a formação das cascas e, dessa forma, minimiza as chances de se formarem cicatrizes. O curativo de PVC ajuda a prevenir a exposição da tatuagem à água, sujeira e germes, até que ela esteja completamente cicatrizada. Uma tatuagem sem curativo de PVC seca e forma cascas que impedem a cicatrização, pois criam barreiras entre as células saudáveis.

Assim, as células precisam "trabalhar" por debaixo da casca para que um novo tecido se forme. Formar uma casca é a maneira de que o organismo dispõe para obter proteção contra os germes. De qualquer forma, as cascas podem ser facilmente arrancadas, causando um novo trauma, prolongando a cicatrização. Quando a pele parar de purgar excesso de tinta, após 48 a 72 horas,o uso do plástico não é mais necessário, somente a hidratação com pomada cicatrizante até que a pele se restabeleça, e depois apenas hidratação com creme hidratante comum. Para que sua tatuagem tenha sempre um aspecto novo e brilhante, é importante o uso de cremes hidratantes diariamente.

No comments: